25 julho 2006

Dia do Colono - 25 de julho


Em 25/7/1824 39 imigrantes, sendo 33 evangélicos e seis católicos, chegaram ao seu destino, vindos da Alemanha para desbravar nosso estado. Esta é a data de fundação de São Leopoldo, de onde vem o título de “Berço da Imigração”. Eles foram instalados na Feitoria até que recebessem seus lotes coloniais. O Governo do Estado batizou o núcleo de imigrantes de Colônia Alemã de São Leopoldo, que se estendia por mais de mil km², abrangendo na direção sul-norte, de Esteio até Campo dos Bugres (hoje, Caxias do Sul), e em direção leste-oeste, de Taquara (hoje) até o Porto de Guimarães, no rio do Caí (hoje, São Sebastião do Caí).

Aos poucos, outros imigrantes ocuparam os vales do Rio dos Sinos, Cadeia e Caí, lançando progresso através da dedicação ao trabalho, o que possibilitou que a colônia Alemã se emancipasse de Porto Alegre. Concorreu para este fato serem os alemães, além de “landmann” (agricultor), “hand-werker” (artesão). Resultou daí a variada produção que originou o embrião industrial do Vale do Rio dos Sinos.

Em homenagem a estes imigrantes, o dia 25 de julho é um grande feriado municipal em São Leopoldo e data que registra uma época de festas nas cidades fundadas pelos imigrantes, na busca de resgatar a memória e a variada contribuição dos alemães ao nosso Estado.

Um comentário:

Anônimo disse...

Here are some links that I believe will be interested