22 julho 2006

Para perfumar e neutralizar cheiros

O cravo e a canela em pau são bastante eficientes quando fervidos em água. Eles podem ser usados depois que a comida está pronta, por exemplo, por quem não tem exaustor em casa e faz muitas frituras. Basta borrifar a água aromatizada pelo local. “O cravo e a canela funcionam com o mesmo princípio que um incenso, o cheiro que exalam se sobrepõe ao odor do ambiente”, explica Adriana. Quem estiver cozinhando pode também utilizar as cascas de laranja e limão em fervura na água. A panela com esses ingredientes pode ser colocada na boca do fogão ao lado da outra em que é feita a frita. Ou ainda, uma rodela de batata pode ser colocada dentro da fritura para absorver o cheiro. Uma panela com vinagre, canela em pó e cravo também funciona ao lado das outras em que algo é cozido.

Na geladeira, o carvão embrulhado em um pedaço de papel, a borra de café dentro de um pires, gotas de baunilha em um copo de leite ou pedaços de pão absorvem cheiros indesejáveis e não deixam resíduos. No microondas, aquecer por dois minutos uma xícara de água e duas fatias de limão em potência alta faz sair qualquer cheiro ruim.

Agora, uma novidade: o odor forte nas mãos de alho e cebola sai facilmente com um pouco de pasta de dente. O suco de limão ou da laranja, dica mais conhecida, também retira o cheiro provocado pela alicina, substância contida no alho e na cebola. “A acidez do sumo dessas frutas é que neutraliza o cheiro”, garante Adriana. O cheiro desagradável de peixe sai das mãos com limão ou vinagre. “O mais interessante é que, ao mesmo tempo em que esses produtos servem para temperar o alimento, podem tirar o cheiro”, comenta a nutricionista. Folha de louro e vinho tinto também podem ser esfregados na mão.

LIMPA RALOS - Para retirar odores dos utensílios, lave as vasilhas de plástico com bicarbonato de sódio diluído em um pouco de água. Deixe-os mergulhados nessa solução por algum tempo. A borra de café também serve para limpar os utensílios e lavar a pia. Os ralos podem ser higienizados com a seguinte técnica: coloque ¼ de copo de bicarbonato de sódio no ralo, depois adicione ½ copo de vinagre e cubra o ralo por alguns minutos. Enxágüe com quatro litros de água quente. Os cinzeiros perdem o cheiro ruim se lavados com água e vinagre e o odor da garrafa térmica pode ser tirado com a borra do próprio café e água quente.

No banheiro e em toda a casa, algumas gotas de perfume na lâmpada também transformam o ambiente. Ao aquecer quando acesa, ela exala a essência. Para purificar o ar e afastar insetos, faça uma solução com um litro de álcool, um punhado de canela em pau e cravo e deixe por três dias tampado. Depois, aplique com um borrifador. Bicarbonato de sódio em duas xícaras de água quente e suco de limão é outro desodorizador se borrifado

Nenhum comentário: