08 setembro 2006

OS QUATRO ARCANJOS E OS QUATRO ELEMENTOS

* Marlene Nery *

Não se pode negar que a mente humana seja capaz de captar algo fora do comum, além da compreensão científica!” (M.Bauganville)

As antigas civilizações compreenderam a natureza da existência, e conheciam os 4 elementos que governam a vida e são fundamentos de toda manifestação. Compreendendo como partes desta manifestação, buscaram estes elementos dentro de si mesmos procurando o equilíbrio – AR, FOGO, ÁGUA e TERRA.

Conheciam a Astrologia e Astronomia como uma só ciência. Seus dias festivos eram os ciclos cósmicos anuais, representados por seus deuses. Esses, representavam a essência da criação divina, sua “imagem e semelhança”.

Como pensamentos, imaginação e meditação mudavam livremente e não eram vistos, foram comparados ao elemento AR (Planeta Mercúrio). Signos: Aquário, Gêmeos e Libra.

Os desejos eram ardentes, e os instintos eram impulsos repentinos, compararam então ao elemento FOGO. Signos: Áries, Leão e Sagitário.

Em resposta a seus sentimentos, emoções: piedade, compaixão, alegria, as lágrimas fluíam, compararam então ao elemento ÁGUA. Signos: Peixes, Câncer e Escorpião.

Como a terra onde viviam lhes concedia estabilidade e era a base da sobrevivência, assim foi representado pelo elemento TERRA. Signos: Touro, Virgem e Capricórnio.

Havia, então, 4 exigências básicas internas para a saúde felicidade e plenitude.
– Equilíbrio mental: Ar
– Coragem e convicção: Fogo
– Amor para unir: Água
– Força de decisão: Terra

Da mesma maneira, os 4 elementos podem ser comparados a tijolos para construir, concretizar, a manifestação destas 4 verdades tornando-se uma edificação segura para as civilizações, com os atributos: Fé, Esperança, Amor e Entendimento!

Nas Antigas civilizações dos sumérios, cananeus, hititas, egípcias, maias e outras, inclusive algumas tribos africanas e indígenas, viviam por estas convicções. Ao longo das Eras, fizeram imagens que descreviam os 4 grandes conceitos de certo modo que pudessem ver e compreender. (Certamente, muitos não compreenderam) Durante os milênios, estas imagens foram feitas sob diferentes formas, até que foram aceitas por todas as religiões do mundo como arquétipos (imagens) de grande poder e descritas por diferentes nomes e formas, mas com os mesmos atributos milenares.

Na Tradição Ocidental, estes 4 arquétipos, os 4 elementos, são conhecidos como ARCANJOSRafael, Miguel, Gabriel e Uriel.

Estas forças angélicas de Poder representam os 4 pontos cardeais, quando o Sol passa pelos 4 pontos da Terra. Os 4 pontos cardeais nos orientam o caminho, assim como a Grande Esfinge do Egito.

Nenhum comentário: