20 junho 2006

Para todos os efeitos, o Solstício de Inverno marca a noite mais longa do ano. É o apogeu do inverno, o ponto culminante da escuridão e do frio que afasta a vida. Como todo apogeu, marca também o início da decadência. Se este é o apogeu da sombra, ela agora entra em decadência, e temos então o retorno da luz. Gradualmente, a noite começa a encolher, começa a durar menos, até que, no solstício de verão, os papéis se invertam na eterna gangorra que determina o equilíbrio da natureza. Vivendo no Hemisfério Sul, onde as estações do ano são invertidas com relação ao norte, estamos atravessando agora em junho os últimos momentos do outono – a estação da colheita – que nos leva ao inverno.


Esse é o tema do Solstício de Inverno. A união do sol (masculino) com a Terra (feminina) é o milagre do renascimento e a preservação da vida. É essa união em EQUILÍBRIO que traz a certeza de que a Primavera retornará, e com ela a alegria, a fertilidade e o amor da Terra e de suas criaturas.


Nós que vivemos no Hemisfério Sul, no paraíso do Brasil, temos o privilégio de viver junto a uma natureza mais amena e menos hostil do que a da Europa – por aqui, é bom que se diga, o deus sol nunca morre. Nem mesmo no Solstício de Inverno. Mas com certeza nós sentimos nesse período que algo está mudando – a Natureza, em sua imutável (posto que eterna) transformação, dá prosseguimento à sua ciclicidade.


Podemos sorrir felizes, pois nossos invernos são mais brandos do que os dos outros; e sorrimos ainda mais, com a certeza de que, a partir das 09h26min[1] da manhã da próxima quarta-feira, 21 de junho, o retorno do sol nos trará de volta a alegria da primavera em setembro. Essa certeza nos ajuda – como ajudava aos povos da Antigüidade – a suportar os rigores do inverno que se anuncia, enchendo-nos de esperanças e de energia para aguardar a primavera.

* Trechos do artigo de Claudio Crow Quintino em http://www.heramagica.com.br/crow_wintersols.htm

[1] Atualização minha: http://www.observatorio.ufmg.br/calendario06.htm#JUNHO

Nenhum comentário: