21 janeiro 2007

Greendicas - Energia Elétrica

Qualquer que seja a fonte, a produção de eletricidade sempre causa alguma agressão ao meio ambiente. Hidrelétricas inundam grandes áreas, alterando e destruindo ecossistemas. Termoelétricas emitem gases que contribuem para o efeito estufa. Usinas nucleares representam risco permanente de acidentes, além de gerarem lixo atômico, extremamente perigoso. Economizando energia diminuímos a demanda por novas usinas, linhas de transmissão e de distribuição e, conseqüentemente, os riscos de impactos ambientais e de apagões.
  • Atenção à geladeira. Guardar alimentos quentes e usar a parte de trás como secadora de roupa faz o motor gastar mais energia. Mantenha-a longe de fontes de calor, como o fogão ou janelas ensolaradas e evite abri-la com freqüência. Verifique sempre o fechamento da porta e o funcionamento do motor. Se estiver funcionando sem parar, chame um técnico.
  • Se usar lavadoras, use sempre a lavagem a frio. Você economiza 75% de energia em máquinas de lavar louça, e 92% nas de lavar roupa. Evite máquinas de secar.
  • Evite equipamentos a pilha. Uma pilha precisa de muito mais energia para ser fabricada do que fornece. Se houver real necessidade de pilha, prefira as recarregáveis.
  • Verifique a possibilidade de usar o aquecedor solar no lugar do chuveiro elétrico.
  • Use a iluminação natural ao máximo e troque as lâmpadas incandescentes por fluorescentes, nunca deixando luzes e aparelhos ligados sem necessidade.

Nenhum comentário: